<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nas Ruas de Fernando Pessoa: venha descobrir por onde andou o escritor e (quem sabe) a sua musa, Ofélia

6 Março 2025
Redação

O mês de março assinala o regresso dos passeios literários “Nas Ruas de Fernando Pessoa” em Lisboa, do Chiado à Baixa, sempre no primeiro domingo de cada mês.

O primeiro será já no dia 9 de março pelas 15 horas, conduzido por Ricardo Belo de Morais (RBM).

Todo o itinerário é feito ou a descer encosta (Chiado-Rossio) ou em linha recta (Baixa), com pontos de paragem sentada, considerado de dificuldade médio/alto e, por isso, recomendado a partir dos 16 anos. Não é condição sine qua non um conhecimento pessoano profundo da parte de quem adere. Ao longo do passeio, o grupo pode colocar ao guia as questões que entender.

Ao longo deste passeio, vai-se calcorreando com vagar a baixa lisboeta, com paragens escolhidas cirurgicamente pelo guia, especialista em Fernando Pessoa. RBM lê em voz alta excertos pessoanos selecionados por si e partilha pormenores menos conhecidos da vida e obra de Fernando Pessoa. Sai a ganhar a cidade de Lisboa e o mais famoso escritor que nela nasceu, que em RBM encontra mais um canal personalizado de comunhão.

A característica principal deste passeio “reside justamente no poder mostrar, a quem faz comigo os passeios, as características ainda únicas da cidade de Lisboa. E mostrar-lhes como podemos ligar-nos tão profundamente à perceção pessoana da cidade”, refere RBM.

O passeio literário na cidade que foi “lar” de Fernando Pessoa permite uma visão de Lisboa que é um binómio, entre a urbe do primeiro quartel do Séc. XX e a capital cosmopolita dos nossos dias. Uma curiosidade destacada pelo guia é a emoção sentida quando o passeio coincide com as badaladas da Basílica dos Mártires, que remete para o poema “Ó sino da minha aldeia”.

Os passeios “Nas Ruas de Fernando Pessoa” são uma criação de RBM, com 11 anos de itinerário e argumentário consolidados, apenas com uma interrupção no período pandémico. O guia e criador tem outros dois conceitos de turismo literário pessoano que criou para as entidades promotoras: “Fernando Pessoa no Castelo de São Jorge”, para a EGEAC/Lisboa Cultura, que entrará este Verão no terceiro ano; e “Fernando Pessoa em Arroios”, para a Junta de Freguesia de Arroios, a estrear em 2025.

O arquivo fotográfico de edições anteriores encontra-se na página Facebook da iniciativa em www.facebook.com/nasruasdefernandopessoa.

RICARDO BELO DE MORAIS

Escritor e investigador literário. Publicou vários livros e estudos académicos sobre vida e obra de Fernando Pessoa. É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa, ministra palestras didácticas e comparatistas pessoanas, realiza o único programa semanal de rádio dedicado ao escritor e promove visitas guiadas pessoanas em Lisboa.