Zambezi Queen majestoso cruzeiro africano

Zambezi Queen majestoso cruzeiro africano

Muito mais que uma simples embarcação, o Zambezi Queen é um esplendoroso hotel boutique flutuante. A sua rota de 25 km pelo rio Chobe, entre a Namíbia e o Botswana, revela um dos cenários fluviais mais inolvidáveis de África e fauna e flora a condizer.

Por si só, o privilégio de visitar o PN Chobe, uma área alagada e aluvial em redor do rio homónimo já seria sempre uma experiência única. Imagine fazê-lo a bordo de uma embarcação de cinco estrelas, elegante e confortável, com saídas frequentes em expedições de observação e fotografia de vida animal em pequenas embarcações de apoio. O Zambezi Queen é o maior dos barcos da Zambezi Queen Collection que inclui ainda o Ichingo Chobe River Lodge, um hotel de selva gloriosamente instalado nas imediações do Chobe.

Rainha do rio

O Zambezi Queen barco tem 42 metros de comprimento e um grau de sofisticação sem igual tendo em conta que navega numa das zonas mais remotas à face da Terra. Para começar, opera de forma ecológica: é propulsionado por jatos de água que mitigam o dano causado ao leito do rio em vez de por motores tradicionais. Já a água quente disponível a bordo é produzida por aquecimento solar. Quanto ao serviço a bordo, prova-se de Primeira Classe, do mesmo nível dos melhores hotéis de luxo.

As suas catorze suites têm 215 (categoria B), 235 (categoria A) ou 300 m2 (Mastersuites) e acolhem até vinte e oito hóspedes. Estão dotadas de ar condicionado e de varanda francesa privada com verdadeiros miradouros panorâmicos sobre o rio Chobe e os cenários africanos e cenas da vida animal a decorrer na água e sobre as margens. Desperte para uma vista de uma manada de elefantes – são cerca de 120.000 no PN Chobe – a banhar-se a umas meras dezenas de metros, de enormes manadas de búfalos a pastar nas imediações e de hipopótamos rosados pelo sol nascente de olho na passagem do barco.

O interior clássico mas, ainda assim, contemporâneo do Zambezi Queen foi desenhado por Jenni Button, uma designer de moda sul-africana conceituada. Button selecionou para a sua decoração tons suaves que concedem o protagonismo da experiência a bordo à paisagem e à fauna que a enriquece. Jenni usou tapetes de zebra ou semelhantes, almoçadas de falso leopardo e muitas fotografias de vida animal africana. A comida de bordo é soberba e o bar serve os melhores vinhos da África do Sul bem como gins, cocktails e afins.

Itinerários de sonho

Em cada um dos seus itinerários, o Zambezi Queen percorre 25 km no coração do Parque Nacional Chobe, com partida das imediações de Kasane, uma cidade emblemática do Botswana em que Elisabeth Taylor voltou a casar com o ex-marido Richard Burton, apenas dezasseis meses após terem interrompido o seu primeiro casamento de dez anos. Cabe ao passageiro decidir se deseja passar a bordo do Zambezi Queen duas, três ou quatro noites.

Além dos elefantes, búfalos e hipopótamos, as varandas, decks e as incursões bi-diárias dos barcos auxiliares permitem avistar e apreciar inúmeros outros herbívoros terrestres, crocodilos e uma miríade de aves. Com um pouco de sorte, também leões, leopardos e outros predadores terrestres.

O Zambezi Queen proporciona ainda a experiência única da visita de uma aldeia tradicional na zona namibiana da Faixa de Caprivi ou de pesca de peixes-tigre e outros com acompanhamento de elementos experientes da equipe a bordo. Por norma, os guias de vida animal são recrutados na região. Têm um conhecimento quase inesgotável dos ecossistemas do Chobe e uma vontade genuína de o transmitir aos hóspedes.

Entre gastronomia e memórias

Além das catorze suites, o Zambezi Queen conta ainda com uma sala de refeições no Deck superior onde são servidas as três refeições diárias, bem como uma lounge contígua e um bar que anima o convívio dos hóspedes tanto na lounge como no pool deck situado na proa. Claro está que, sem qualquer povoação moderna nas redondezas (com quase total ausência de iluminação nas margens) e muito raras outras embarcações durante o seu percurso, a observação da abóbada celeste a bordo é excepcional. Por fim, o barco tem ainda uma loja de recordações, uma sala de leitura e um escritório do Director do Cruzeiro onde poderá esclarecer qualquer questão que lhe ocorra durante a viagem.

O fim enquanto início

Construído no início da década de 90, o Zambezi Queen teve como primeiro uso o transporte de passageiros em viagens mais longas pelos rios Chobe e Zambezi abaixo e de volta ao ponto de partida. No entanto, o tamanho desafogado do navio tornava a navegação bastante delicada. Algum tempo após a sua estreia, o Zambezi Queen viu-se ancorado numa margem, transformado em hotel flutuante. Passadas quase duas décadas, dois empresários aperceberam-se do desperdício que representava essa realidade. Decidiram devolver-lhe a sua boa-forma e o prestígio inicial. De acordo, volvidos quatro anos de trabalho intensivo de requalificação e de redesign, o Zambezi Queen foi incorporado na Mantis Collection um grupo de hotéis boutique e eco-scapes privados qualificados para proporcionarem luxo imaculado e experiências de férias inesquecíveis a hóspedes privilegiados. Seja um desses hóspedes. O quanto antes.

Zambezi Queen

Tel. +27 2171524112

Email enquiry@zqcollection.com

Como Ir

Reserve o seu programa da Namíbia e/ou Botswana com a Quadrante Viagens em www.quadranteviagens.com

Diferença Horária

Mais uma hora em relação a Portugal Continental

Saber mais

www.zqcollection.com

Por Marco C. Pereira

Fotos Zambezi Queen