Vai haver Desassossego em Oeiras. Quer saber quando?

Vai haver Desassossego em Oeiras. Quer saber quando?

Literatura, performance, música e artes visuais em ciclos de actividades variadas, para toda a família.

Neste evento, denominado “Desassossego em Pessoa”, vários artistas e especialistas em Fernando Pessoa irão participar nesta comemoração.

RICARDO BELO DE MORAIS moderará duas sessões: no dia 23 de Abril, às 21:30, Conversas do Desassossego com os convidados MARIA DO CÉU GUERRA [actriz], MAFALDA ARNAUTH [cantora], HENRIQUE CÂMARA PINA [cineasta] e ALBANO JERÓNIMO [actor]. A partir das suas referências artísticas, cada um trará para o diálogo as suas experiências de leitura com o universo de Fernando Pessoa; e, no 22, às 18h00, uma Palestra com TERESA RITA LOPES na qual a conceituada especialista em Fernando Pessoa falará sobre algumas vozes do escritor, distinguindo-as nas suas especificidades. Tudo em companhia da actriz SUZANA BORGES, com leituras a dar corpo à ficção.

O programa inclui também inúmeras actividades, entre as quais três que permitem a participação directa do público, dando-lhe a possibilidade de [re]construir o Desassossego. Falamos da oficina seguida da instalação Paginário, no dia 21, às 21h00, na qual o escritor e artista brasileiro LEONARDO VILLA-FORTE, pela primeira vez na Europa, faz exercícios de “escrita não criativa” e partilha a sua experiência com intervenções urbanas. Villa-Forte irá também realizar a actividade Construção colectiva, no dia 22 de Abril, das 15h00 às 18h00, onde a partir da selecção dos textos do livro e de colagens, guia a montagem de um painel, feito no hall do Templo da Poesia, a formar uma nova obra a partir da obra festejada.

No dia 22, das 15h00 às 18h00, terá lugar a performance Palavras ao Vento, realizada nas áreas abertas do Templo da Poesia, que promove a leitura de trechos do Desassossego em megafone. Com o Tejo e o Atlântico diante dos olhos, o próprio público tem a oportunidade de espalhar desassossego pelos ventos que sopram.

O público terá ainda oportunidade de participar directamente na sessão Dar voz ao Desassossego, dentro do Templo da Poesia, para ler em voz alta e para ouvir com o coração. Esta actividade, marcada para dia 22, das 15:00 às 18h00, reunirá actores e pessoas de diferentes ocupações para que, à vontade, partilhem os seus trechos preferidos.

Dia Mundial do Livro
Fernando Pessoa e o Livro do Desassossego
Templo da Poesia
Parque dos Poetas
Oeiras
21, 22 e 23 de Abril