Turismo responsável por 30% dos nascimentos de empresas no País

Turismo responsável por 30% dos nascimentos de empresas no País

Apesar deste crescimento ser generalizado a quase todas as actividades, os sectores ligados ao turismo reforçam a sua contribuição para as novas empresas.

Segundo os dados do Barómetro Informa D&B, entre Janeiro e Maio de 2018 nasceram 20 942 empresas e outras organizações em Portugal, mais 12,9% do que no mesmo período de 2017. Os sectores relacionados com a actividade turística em especial nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, são responsáveis por quase 30% do total dos nascimentos e por quase 2/3 do crescimento total das constituições.

Destacam-se os Serviços (mais 792 nascimentos, +13,2%), com a forte contribuição das actividades de animação turística e de agências de viagens.

Actividades imobiliárias (mais 568 nascimentos, +37,2%) transversal a todas as regiões, em especial nos concelhos de Lisboa, Cascais e Porto.

Construção (mais 408 nascimentos, +25,4%) com maior destaque nos concelhos de Lisboa e Sintra.

Alojamento e restauração (mais 274 nascimentos, +12,2%), com a maior contribuição do alojamento, em particular o alojamento mobilado para turistas em especial nos concelhos de Lisboa e Porto, apesar da restauração representar ainda 2/3 do total de nascimentos do sector.

Transportes (mais 271 nascimentos, +56,0%) em particular as actividades de transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, que mais que duplicou nos primeiros cinco meses de 2018, nomeadamente nos concelhos de Lisboa e Almada.

Em sentido contrário aos restantes sectores, a Agricultura, pecuária, pesca e caça registou uma descida nas constituições (menos 370 empresas, -37,3%), transversal a todas as regiões, mas com especial impacto na região do Alentejo.