Toronto, uma cidade feliz

Toronto, uma cidade feliz

Toronto espelha aquilo que é o Canadá, um país avançado e moderno onde se vive com prazer. Empreendedora e dinâmica são as duas principais características desta que é uma metrópole realmente feliz.

Na vida (pessoal ou profissional) nada se consegue sem uma boa dose de esforço, de dedicação e de perseverança. Só assim, mantendo os olhos fixos no futuro, podemos seguir em frente, acreditando nas nossas capacidades e nas de quem connosco convive. É este o espírito que se sente em Toronto. A capital da província canadiana de Ontário, a maior cidade do país, tem sabido crescer e evoluir ganhando cada vez maior importância e visibilidade.

À beira do Ontário

Instalada à beira do lago Ontário, nela habitam cerca de 2,5 milhões de pessoas, às quais se juntam mais umas quantas que povoam a sua região metropolitana totalizando 6,1 milhões de habitantes. O clima que se vive diariamente nas suas ruas, nos seus espaços comerciais, nos seus centros financeiros é de puro dinamismo. Ali nada pára!

Desde meados do século XIX que é o destino escolhido por milhares de imigrantes, os quais não só lhe dão mais força de trabalho como a enriquecem com novas influências culturais. Uma considerável percentagem desses imigrantes chega de Portugal, responsáveis por novos hábitos, por exemplo, gastronómicos. São muitos os restaurantes que transportam os sabores nacionais e o aroma do bom vinho português até estas paragens distantes, sobretudo na área de Kensington onde podemos encontrar Portugal Village. É a língua de Camões que por ali se ouve, apesar de, no últimos anos, a mesma possuir um ligeiro toque a açúcar, já que o número de brasileiros na cidade tem vindo a aumentar.

 

Economia versus lazer        

Motor da economia do país, Toronto é não só um destacado centro empresarial, como um precioso pólo financeiro, industrial e de telecomunicações. Não admira por isso que seja eleita pelas mais destacadas empresas para morada das suas sedes e centros de decisão.

Mas por valorizar o desenvolvimento económico, não se pense que os habitantes de Toronto ficam presos aos números. Bem pelo contrário, é precisamente esse desenvolvimento que permite o constante crescimento cultural e artístico (desde 2005 que, por decisão do governo, Toronto é uma das capitais culturais do Canadá). São inúmeras as galerias e os museus, os teatros (cerca de 90), e os cinemas (impossível não referir o Festival Internacional de Cinema de Toronto, que rivaliza em importância com Cannes) que animam a vida quotidiana da urbe. A linha do horizonte de Toronto mostra uma metrópole moderna onde os arranha-céus são uma constante e a arquitectura se descobre irresistivelmente contemporânea, esporadicamente enriquecida por exemplos dos estilos Gótico e Arte Nova.

Boa vida

Esta é uma cidade dona de um dos mais elevados padrões de vida da América do Norte e que possibilita aos seus habitantes uma qualidade da vida digna de referência. Para tal muito contribui o factor segurança, cada vez mais valorizada. Com uma baixíssima taxa de criminalidade, Toronto é uma das cidades mais seguras daquela região, aspecto determinante quando queremos “vender” turisticamente um destino. Com uma imensa variedade de atracções, é bom visitar Toronto. Sabe bem passear nos seus parques e caminhar pelos seus extremamente bem cuidados espaços verdes. Trocar dois dedos de conversa com os seus habitantes revela-se um prazer pois descobrem-se pessoas simpáticas e disponíveis para ajudar quando o visitante perdeu o rumo.

Não estranhe quando afirmamos que Toronto tem uma população culta, pois não seria de esperar outra coisa numa cidade onde existem 99 bibliotecas públicas com o segundo maior volume de visitas do mundo (depois de Hong Kong)! Mais curioso ainda é constatar que o inglês não é o único idioma presente nos livros, CD, DVD e enciclopédias disponíveis, pois podem ser encontradas cerca de 60 línguas diferentes, como o português, o cantonês, o espanhol, o francês ou o vietnamita!

Um dos espaços mais visitados e uma das principais atracções turísticas da cidade são as suas ilhas. A pouco minutos do centro podemos chegar até elas através de ferryboat (www.torontoharbour.com/toronto-islands/). Além de oferecerem uma espectacular vista sobre Toronto, proporcionam aos visitantes um dia muito animado, pois além das praias possuem parques com zonas para a realização de piqueniques e restaurantes.

Por Sandra M. Pinto