Torne-se enólogo por um dia num antigo mosteiro

Descubra as oito etapas do processo de produção de vinho e junte-se a uma prova.

É um apreciador de vinho? O Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, em Évora, tem uma nova actividade a decorrer todas as sextas, sábados e domingos – a oficina da Uva ao Vinho.

Nestes três dias, às 18 horas, o escanção deste antigo mosteiro do século XV, considerado monumento nacional, dá a conhecer as oito etapas do processo de produção de vinho. Colheita; desengace e esmagamento; prensagem; fermentação; trasfega; clarificação e estabilização; amadurecimento e engarrafamento são as bases vínicas que os participantes terão a oportunidade de aprender. Esta actividade antecede uma prova de vinhos e azeite.

Mais: sabia que os vinhos da marca Pêra-Manca – cujo nome estará originalmente associado ao terreno onde estavam os vinhedos, um barranco com pedras soltas que mancavam – terão pertencido aos frades do Convento do Espinheiro, antes de estarem na posse da Fundação Eugénio de Almeida desde o final da década de 1980? Há quem diga que estes vinhos tinham uma fama tão boa que Pedro Álvares Cabral terá levado algumas pipas na expedição do descobrimento do Brasil.

A participação na actividade é gratuita para hóspedes do hotel e tem um custo de 35 euros para participantes que não estejam hospedados.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Primeiras impressões ao volante do novo Skoda Scala