Tiago Bonito tem uma nova carta feita de histórias

Tiago Bonito tem uma nova carta feita de histórias

Tiago Bonito, o chef do Largo do Paço, restaurante com uma Estrela Michelin, apresenta esta semana a nova carta de autor. Em pleno centro de Amarante, inserido no restaurante do hotel Casa da Calçada, o chef apresenta assim uma lista de pratos com história. 

A carta que apresenta, dita Tiago Bonito em comunicado é uma ode à estação estival, «ao sol da costa portuguesa, aos campos em flor e aos pastos verdejantes repletos de vida. Valorizo os produtos da época, nacionais e locais, de forma a garantir que à mesa dos clientes chegam pratos primorosamente apresentados, preparados e confeccionados com ingredientes da melhor qualidade».

Na nova carta preparada surgem dois menus centrais, de degustação: “Caminhos” e “Identidade”. No menu “Caminhos” o chef propõe uma viagem pelos paladares dos locais que marcaram a sua vida e as suas vivências, de norte a sul de Portugal. No menu “Identidade” são apresentados 10 novos pratos que reflectem os 10 mandamentos do próprio.

De “Caminhos” a “Identidade”, passando por toda a carta do Largo do Paço, permanecem comuns, e transversais, a sazonalidade dos ingredientes o respeito pela nobreza de cada produto, a selecção de ingredientes e produtores e o extremo cuidado na confecção e apresentação de cada um dos pratos.

Entre as sugestões, há um prato dedicado à mãe, “Jardim do Chef”, o “Carabineiro do Algarve”, sobre uma viagem ao distrito e a sua ligação com o mar, e ainda o “Cherne ao Sal”, sobre um método preferido seu para a utilização deste ingrediente. Para a sobremesa, o chef apresenta um “Café Gelado”, com cacau, framboesa e pimenta rosa, sobre os seus tempos em Chicago.

O chef e o sommelier David Teixeira sugerem ainda a harmonização desta nova carta com os vinhos Quinta da Calçada, os vinhos da Casa da Calçada Relais & Chateaux.