SUD Lisboa Terrazza Com vista para o Tejo

SUD Lisboa Terrazza Com vista para o Tejo

À beira do Tejo, com a ponte 25 de Abril e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia como enquadramento, o SUD Lisboa Terrazza apresenta-se como o novo spot gastronómico da capital.

Chegámos perto da hora do jantar, ainda o sol se estava a deitar sobre o horizonte pintando as águas do Tejo de tons laranja. Transposta a porta do SUD rapidamente percebemos que tínhamos chegado a um espaço diferente cuja aura cosmopolita nos transportou de imediato para Nova Iorque ou Paris. Em conversa com Salomé Gorgiladez, administradora delegada do SUD percebemos o motivo desta sensação. «Durante dois anos, viajámos pelo mundo para descobrir o que de melhor se fazia nesta área», revela Salomé Gorgiladez, «de Madrid, a São Francisco, de Nova Iorque ao Dubai fomos procurando ideias para fazer do SUD Lisboa um espaço único e um destino ímpar». Sem se apresentar como um espaço de luxo, o SUD surpreende pelo ambiente, pelo serviço e pelos produtos com que são confeccionados os pratos. Isso sim, um verdadeiro luxo!

Sedutor e cativante

Sentados de frente para a esplanada exterior que no Verão convida a intermináveis conversas de olhos pousados no rio, observámos em redor para descobrir o espaço decorado por António Pinto, o arquitecto de interiores, decorador e designer que há 25 anos assinou o Alcântara-café. Nele descobrimos uma lindíssima garrafeira vertical que cobre uma das paredes, o forno onde são cozinhadas as tradicionais pizzas italianas e o bar onde se pode tomar um aperitivo antes do jantar. Sedutor e cativante, este “centro gastronómico”, como gostam de lhe chamar os responsáveis, possui outra sala, mais ampla onde existe um bar central e a lindíssima escadaria que vai dar à piscina existente no terraço e que, quando o tempo aquece, é um dos espaços mais requisitados da zona ribeirinha.

Aberto para pequeno-almoço, almoço e jantar, a dois, sozinho, em família ou com amigos, o SUD apresenta-se como a escolha acertada, sobretudo pela gastronomia que ali é servida. Premiado com o “Italian Master Chef de Cuisine”, um programa que reconhece os chefs a nível mundial que mantêm os altos padrões da cozinha italiana, Marco Legittimo é o chef executivo responsável pelas iguarias que vão desfilando pela nossa mesa. De nacionalidade italiana, é ele que, juntamente com uma equipa dedicada, cria os pratos que nos são apresentados no tablet que serve de menu digital. Impossível ficar indiferente às massas, aos risotos e às pizzas artesanais feitas ali mesmo, à nossa frente. Quem o preferir vai encontrar sugestões de carne e peixe, igualmente irresistíveis. Pela nossa parte optámos por degustar um pouco de tudo, pelo que nas entradas ficámos rendidos à fritturina mista, variedade de peixe frito com camarão e lulas, servido com maionese de iogurte e alho, ao “Carpaccio” de Black Angus com, alcaparras Pantelleria, Parmesão DOP e salada de rúcula e à Burrata di Andria DOP com tomate Pachino. Quanto ao prato principal, a indecisão deu lugar à escolha mais acertada, risotto de arroz Carnaroli com lagostins frescos, amêijoas e açafrão com gotas de limão, bochecha de bovino estufada em vinho tinto, servido com puré de batata e agrião, e o cordeiro da Nova Zelândia com crosta de grãos de cacau, servido com legumes crocantes e batatas ao alecrim. Para terminar em grande duas sobremesas fora de série, o sorvete de framboesa com creme de limão e crumble de avelã e a mousse de chocolate com caramelo salgado e gelado de cardamomo. Uma referência ao staff que composto por gente simpática e muito profissional tornam a experiência em algo ainda mais especial. De facto, o SUD Lisboa Terrazza apresenta-se como um espaço privilegiado onde sabe bem estar.

SUD Lisboa Terrazza

Avenida Brasília, Pavilhão Poente

1300-598 Lisboa

Reservas: 211 592 702 ou rsv.terrazza@sudlisboa.com

Por Sandra M. Pinto