Setembro é o mês de Sintra

Setembro é o mês de Sintra

Setembro marca o regresso às aulas e a despedida do Verão. Nos parques e monumentos de Sintra, o mês das vindimas promete uma excelente colheita de actividades para aproveitar em cheio os últimos dias de calor.

Logo no dia 3 de setembro, a partir das 10h00, a “Arte da Guerra Medieval” regressa ao Castelo dos Mouros. A temática dos Besteiros do Conto servirá de enquadramento a esta recriação histórica, denominada “D. Dinis e os Besteiros do Conto”, que contará com períodos de experimentação do manejo da besta, por parte dos visitantes, sob a supervisão de um treinador qualificado.

Para as famílias, não vão faltar iniciativas para quebrar as rotinas do regresso à escola. No dia 17 de setembro, às 10h30, os mais pequenos poderão conhecer a história do Palácio Nacional da Pena em “Como se faz um Palácio”, uma peça de teatro de marionetas que alia artes plásticas, pedagogia e música. No dia 25 de setembro, às 15h00, o convite é para uma “Viagem à Corte do Século XVIII”, uma actividade recheada de surpresas que conduzirá à descoberta do Palácio Nacional de Queluz.

Já no último fim de semana de verão, a 17 e 18 de setembro, os cheiros, sabores e a música árabes vão invadir o Castelo dos Mouros. Entre as 10h00 e as 19h00, será recriado o ambiente de um “souk”, mercado tradicional árabe, que reunirá bens tão preciosos como o azeite, mel e pão. Haverá ainda venda de artesanato, demonstrações de olaria ao vivo e actuações de música tradicional islâmica.