Rosewood Mayakoba, entre uma marguerita e um mergulho

Férias e descanso igual a praia e sol. Se forem passadas no México, melhor ainda. Instalados num dos melhores resorts do país, o Rosewood Mayakoba, estamos no céu.

Rosewood Mayakoba é um luxuoso retiro situado ao longo de uma milha de praia de areia branca na Riviera Maia, no México, precisamente a norte de Playa del Carmen. O resort acolhe muitas pequenas ilhotas que se encontram rodeadas pelo mangue que preenche grande parte do enclave ecológico de Mayakoba.

Com recurso a materiais indígenas, tais como a pedra calcária do Iucatão e as variadas madeiras da região, o resort surpreende pelo design simple chic! Este é claramente um destino ímpar para quem deseja fazer férias no México. Dos serviços que oferece destaca-se o fabuloso spa que localizado numa ilha privada no centro do resort, proporciona momentos de inspirada tranquilidade.

Em redor dos diferentes espaços o mar, mas não um mar qualquer, antes um mar azul e límpido povoado por alguns dos maiores e mais belos corais do mundo. Já em terra firme os amantes do golfe vão encontrar um campo de 18 buracos desenhado por Greg Norman.

Onde fica

Vamos encontrar o resort num espaço protegido da Península do Iucatão. Distando cerca de 77 km do Aeroporto Internacional de Cancun, a ligação entre este e o resort pode ser efectuada em jacto privado do hotel, para total conforto dos hóspedes. Os que preferirem podem optar pelo serviço de transfere de carro ou mesmo pelo aluguer de um, numa das muitas rent-a-car ali existentes.

Com um clima verdadeiramente atraente, do qual sobressai um calor tropical, o resort tem no Inverno, que vai de Dezembro até Março, a sua época alta, sendo que outra altura do ano muito requisitada para o conhecer é o final da Primavera, em fins de Junho, quando o tempo é excelente, com baixos níveis de humidade e pouca chuva.

No interior do resort os hóspedes podem facilmente explorar todas as áreas a pé, no shuttle ou em carrinho de golfe. Para aceder aos espaços rodeados de água só mesmo de barco, sendo que no resort são vários os luxuosos barcos que realizam esse serviço de transporte.

Para descansar

O Rosewood Mayakoba possui 128 suites localizadas tanto em frente à praia como nas lagoas de águas transparentes. Os quartos de assinatura incluem oito “over-the-water Island”, às quais se juntam as suites “lagoonview” e as ultra-luxuosas suites duplas “oceanview” com soberbas vistas para o mar. Cada um destes retiros privados destaca-se pela decoração elegante onde a madeira e o vidro imperam. No exterior das suites os hóspedes vão poder aproveitar a privacidade das suas piscinas privadas, do jardim e do deck com apelativas espreguiçadeiras. No interior das acomodações importante referir as obras de arte criadas por artistas mexicanos e as amenities Lady Primrose.

Às refeições

A tranquilidade e o serviço de excelência que se sente em todos as áreas do resort são extensíveis também aos seus espaços de restauração. O elegante restaurante Casa del Lago está aberto ao pequeno-almoço, almoço e jantar sendo que à sala de refeições alia duas salas privadas dedicadas ao vinho. Punta Bonita, assim se chama o belíssimo restaurante grill localizado em frente à infinity pool onde são servidas iguarias da melhor gastronomia mexicana num ambiente casual e descontraído. Complementares destes dois restaurantes, os hóspedes vão encontrar ainda um cigar-bar e o Agave Azul Raw Bar & Tequila Library.

Bem-estar com vista para o mar

Um retiro dentro do retiro que é o resort, o spa Sense não deixa ninguém indiferente. Para se chegar a ele só de barco e depois de atravessar uma ponte apelidada de Puente del Balneario, pois está instalado numa pequena ilha privada.

O seu interior abre-se por sobre os espaços verdes que integram a selva que rodeia o resort. Ao todo são 17 mil metros quadrados, onde foram instaladas 12 salas de tratamento e oito “island suites”, desenhadas para os hóspedes que desejam uma experiência de puro bem-estar. Do menu do spa fazem parte tratamentos terapêuticos onde são utilizados ingredientes naturais locais, tais como aloé vera e cacto agave. No exterior uma plataforma de meditação e um deck de relaxamento.

Em redor

São muito os pontos de atracção que se podem desvendar fora do resort, como a belíssima Playa del Carmen, onde o espirito mexicano convive com uma sofisticação europeia. Na vila uma série de lojas, restaurantes ao ar livre e espaços para aprender a mergulhar e a fazer snorkelling, além de uma vibrante vida nocturna. Não esqueçamos que o resort está inserido numa zona historicamente de grande valor, pelo que são muitos os spots arqueológicos merecedores de uma visita, como Xcaret (dedicado à preservação da cultura maia e mexicana), Xel-Há (santuário arqueológico e ecológico onde se encontram santuários de tartarugas e golfinhos), Tulum (zona arqueológica onde o mistério da antiga civilização Maia convive com a singular beleza do mar das Caraíbas) e Chichen Itza (a mais conhecida de todas as antigas cidades Maias, com as suas pirâmides e praças). Depois há os parques naturais, como a lagoa de Chankanaab e a reserva da biosfera Sian Ka’an Biosphere (incluída na lista de World Heritage pela UNESCO).

Por Sandra M. Pinto

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Primeiras impressões ao volante do novo Skoda Scala