Mostra “Debaixo dos Nossos Pés – Pavimentos Históricos de Lisboa”

Debaixo dos Nossos Pés – Pavimentos Históricos de Lisboa é o convite do Museu de Lisboa para olhar o chão que pisamos e que pisámos até aqui chegar, numa exposição no Torreão Poente que inaugura a 18 de abril, às 18h30.

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa significa conhecer a própria cidade. Nesta exposição, o Museu de Lisboa aborda um tema raras vezes explorado: as técnicas, materiais, formas, composições e cores que revestiram o chão que pisamos, desde a Pré-História até aos inícios do século XX.

Porque um tipo de revestimento do solo não surge do nada, porque as necessidades do homem aguçaram a sua capacidade inventiva e porque as soluções adotadas traduzem experiências, fórmulas, ensaios e erros, pode afirmar-se que, ao examinar os pavimentos que o homem criou e pisou, se entende melhor a história de um local e a história das pessoas que o habitaram.

As soluções de pavimentação da cidade foram-se modificando ao longo do tempo. Na análise diacrónica promovida por esta exposição, é evidente que muitas propostas foram ensaiadas, testadas e aferidas, enquanto outras foram adotadas de forma visivelmente casual.

Mais aqui.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Galp diz que hoje é um bom dia para mudar
Automonitor
Ensaio: Honda Jazz 1.5 i-VTEC Dynamic – Acompanhar a rotina