Mini-roteiro por praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida

Em Portugal, são 209 as zonas balneares identificadas com o símbolo “Praia Acessível” e nós dizemos-lhe 15 onde pode ir a banhos à confiança.

Não deixe ninguém para trás. Em Portugal, são cada vez mais as praias acessíveis a pessoas com dificuldade em movimentar-se. Têm estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras, sanitários adaptados e muitas delas disponibilizam equipamentos que facilitam o acesso à água.

Tome nota destas 15 sugestões da Viagens & Resorts:

1. Praia de Melides (Grândola)

Esta zona balnear localiza-se na longa faixa de areia que separa o mar e a Lagoa de Melides. A temperatura média da água no Verão ronda os 17/18ºC.

2. Praia do Martinhal (Sagres)

A dois quilómetros de Sagres, esta praia possui um extenso areal banhado por uma ondulação regular. Ao largo, poderá avistar alguns rochedos que formam pequenas ilhotas, onde se abrigam várias espécies marítimas. Aqui, a temperatura média da água chega a ir aos 21ºC no Verão.

Leia também: 10 praias portuguesas onde o seu cão pode ir a banhos

3. Praia dos Pescadores (Albufeira)

Situada na zona centro do extenso areal em frente a Albufeira, esta praia é muito concorrida e do mais pitoresco que há, sobretudo pelo colorido dos barcos de pesca artesanal que ali se alinham no extremo Leste. A temperatura média do mar ronda os 20/23ºC nesta época. 

4. Praia do Carvalhal (Grândola)

Devido à sua proximidade à autoestrada que liga Lisboa ao Algarve, esta praia é cada vez mais procurada. Caracteriza-se por um enorme areal rodeado de dunas e um mar calmo, cuja temperatura varia entre os 17 e os 19ºC no Verão.

5. Praia de Santa Eulália (Albufeira)

Emoldurada por arribas douradas cobertas de pinheiros-mansos e uma zona ajardinada, esta praia é considerada uma das mais bonitas do Algarve. O mar é calmo e o areal amplo. A temperatura da água chega a ir aos 23ºC.

 

Leia também: Cinco praias para aproveitar o bom tempo na Costa Vicentina

6. Praia do Alvor (Portimão)

Com uma temperatura média da água a rondar os 20/22ºC no Verão, esta praia tem um areal a perder de vista. É amante de natureza? Não deixe de visitar a Ria de Alvor, onde poderá contemplar diversas aves aquáticas nas suas rotas migratórias entre o Norte e o Sul.

7. Praia de São Torpes (Sines)

Esta praia está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mais precisamente no seu extremo Norte e é famosa pela forte ondulação. Apesar de fria, a temperatura do mar (18/19ºC) é mais elevada do que as suas vizinhas.

8. Praia da Comporta (Grândola)

No extremo Sul da Península de Tróia, nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, esta praia é ponto de paragem obrigatório. Além do enorme areal, conserva a vegetação dunar original, rodeada por pinhal. A temperatura média da água no Verão não costuma ir além dos 19ºC.

9. Praia do Fogo (Ribeira Quente)

A temperatura média da água no Verão é sempre tépida, devido à existência de nascentes hidrotermais, e chega a bater nos 23ºC. Inserida numa baía, com o verde das montanhas a contrastar, é também conhecida como Ribeira Quente.

Leia também: Estas praias têm as águas mais quentes do mundo

10. Praia da Figueirinha (Setúbal)

Com a Serra da Arrábida como cenário, esta praia é uma das mais conhecidas e concorridas da região devido ao extenso areal, que na maré baixa forma uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, e à tranquilidade das suas águas. A temperatura média do mar não vai além dos 17ºC no Verão
11. Praia da Rocha Baixinha (Albufeira)

Também conhecida como a praia dos Tomates, devido às plantações que ali existiam junto a um dos seus acesso, está situada no extremo Leste da praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses, e divide-se em duas áreas: Oeste e Leste. A proximidade à Marina de Vilamoura é um dos seus grandes atractivos, assim como a temperatura média da água (20/23ºC).
12. Praia do Baleal (Peniche)

Com um extenso areal, banhado por águas tranquilas, verá por aqui muitos veraneantes a aprender windsurf. A temperatura média da água ronda os 17ºC no Verão.

13. Praia da Ilha da Fuzeta (Olhão)

Esta praia está situada mesmo em frente da povoação que lhe dá nome, sendo acessível por barco a partir da Fuzeta ou de Olhão. O areal, banhado por um mar calmo com temperaturas a chegar aos 22ºC, estende-se para Leste por vários quilómetros.

Leia também: Seis praias na Costa Alentejana de que nunca ouviu falar

14. Praia da Galé (Albufeira)

Com um extenso areal, rodeado de arribas douradas, esta praia possui várias formações rochosas. A temperatura da água chega a ir aos 23ºC no Verão e está a 10 quilómetros de Albufeira.

15. Praia de Vale de Lobo (Loulé)

Enquadrada numa arriba avermelhada, no topo da qual está um dos mais famosos e instagramáveis campos de golfe algarvios, esta praia fica justamente ao lado de um empreendimento turístico com o mesmo nome. O areal prolonga-se por quilómetros e a temperatura média do mar varia entre os 20 e os 23ºC.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quem liderou os investimentos publicitários em Julho?
Automonitor
TomTom aposta na gestão de autonomia dos elétricos