Maratona dos Festivais de Verão liderada pelo Rock in Rio e NOS Alive

Maratona dos Festivais de Verão liderada pelo Rock in Rio e NOS Alive

O Rock in Rio foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social portugueses, entre Setembro de 2017 e Março de 2018, e lidera a “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision”.

O festival de música obteve quase oito horas dedicadas na rádio e televisões nacionais, assim como mais de 2500 artigos nos meios impressos e online.

No segundo lugar do ranking  efectuado pela Cision surge o NOS Alive, seguido do Super Bock Super Rock, que encerra o pódio.Vodafone Paredes de Coura, Meo Sudoeste e EDP Cool Jazz terminaram o período de preparação para os festivais de Verão na primeira metade da tabela. Seguiram-se NOS Primavera Sound, EDP Vilar de Mouros, Meo Marés Vivas,Sumol Summer Fest, O Sol da Caparica e Bons Sons.

A maioria das notícias veiculadas neste período prendeu-se com o anúncio das bandas e artistas que vão subir aos palcos em cada um dos festivais. Nomes como Muse, Bruno Mars, The Killers, James e Katy Perry geraram os momentos de maior exposição mediática para o Rock in Rio. O mesmo sucedeu com a divulgação das presenças de Artic Monkeys, Queens of the Stone Age, Franz Ferdinand e, sobretudo, Pearl Jam no NOS Alive.

Ao todo, ao longo deste período de Outono e Inverno, foram publicadas 12 497 notícias mencionando os principais festivais de verão que se realizam em Portugal. Janeiro foi o mês com mais artigos: 2 458.

A “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” é um estudo realizado de forma continuada que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.