Machangulo Beach Lodge um litoral moçambicano divinal

Machangulo Beach Lodge um litoral moçambicano divinal

Litorais abençoados não faltam em Moçambique. O sedutor e requintado Machangulo Beach Lodge instalou-se num cenário marinho resplandecente, entre as enormes dunas e areais ladeado pelo extremo leste da Baía de Maputo e o vasto oceano Índico.

Quarenta minutos de lancha da marina de Maputo ao outro lado da baía que banha a capital e chegamos ao destino, então airoso e solarengo. Aconchegado entre as derradeiras dunas e a vegetação tropical da península de Santa Maria, o Machangulo Beach Lodge surge como uma visão deslubrante. Insinua-se acima de um canal de mar sedutor que vê o seu cenário retocado consoante as marés do oceano Índico. Do lado de lá do estreito, fica a ilha e Reserva Marinha de Inhaca, um pequeno reino tribal histórico e palco de estórias sem fim da epopeia portuguesa.

Refúgio de sonho

Tendo em conta que faltam a Maputo bons refúgios balneares, mais que conveniente, o Machangulo Beach Lodge revela-se providencial. O lodge, quase todo erguido em madeira e outros materiais naturais, é constituído por chalets e villas luxuosos instalados com subtileza ecológica sobre o delicioso estuário para diante. Antecede-os uma estrutura principal dividida em distintos terraços ligados – por passadiços trepadores ou serpenteantes – entre si, ao bar, ao lounge convidativo, à sala de jantar como os outros espaços, decorada com influência africana de extrema criatividade e bom gosto e, claro está, à deliciosa praia que serve de base ao complexo.

Cinco dos chalets têm varandas com vistas inolvidáveis e são, por isso, denominados Premium Ocean View. Estão situados a meros dois minutos da beira-mar (20 a 80 degraus de passadiço) e a uns segundos da área de jantares, são confortáveis e espaçosos (albergam dois adultos e uma criança). As Beach Villas, por sua vez, oferecem vistas parciais do estuários mas ficam a menos de um minuto da beira-mar, contam com dois quartos ligados por decks de madeira. São ideais para famílias ou grupos (albergam quatro adultos e duas crianças). Por fim, as Family Villas, asseguram versatilidade adicional para ainda mais hóspedes. Incluem dois quartos ligados por um quarto central e com uma cozinha, um lounge, um bar em forma de barco tradicional, uma sala de jantar e uma piscina privada. Todos os chalets e villas podem ser preparados com camas singles ou com cama king-size. Todos têm ar condicionado sempre operacional e casas de banho. Só vai agradecer o facto de o seu não ter TV. Um ambiente como aquele em redor do Machangulo Beach Lodge convida de imediato à evasão e à descoberta e, no Machangulo, não lhe faltarão possibilidades.

Num cenário de sonho

Um curto trilho de floresta levá-lo-á ao cimo das enormes dunas da península de Santa Maria de onde, mais que panorâmico, o cenário se desvenda a 360º. Se descer e caminhar pelos areais a leste, depressa constatará como colónias de milhares de caranguejos curiosos e de aves marinhas tomaram conta da zona de rebentação e a percorrem ao sabor das vagas.

Descontrair na piscina, ou sobre uma rede, de cocktail na mão, caminhar e respirar a atmosfera indomada do lugar será, por si só, recompensador. Não obstante, terá a possibilidade de pescar à linha ou com arpão, fazer snorkeling ou mergulhar na Reserva Marinha de Inhaca ou, como tivemos a sorte de fazer, explorar esta ilha inacreditável, em princípio conduzido de jipe por Piripiri, um guia moçambicano entusiasta. Piriri tem ascendência minhota mas é, em simultâneo, um habitante de Inhaca de há muito. Se preferir, opte por um tour cultural de Santa Maria com almoço incluído e bebidas no famoso bar Teka-Teka. Por fim, poderá ainda visitar áreas de nidificação de tartarugas (durante o final da Primavera local) ou procurar as baleias que, de Junho a Novembro, percorrem o oceano Índico ao largo.

No regresso de qualquer uma destas actividades, espera-o um spa pensado para restabelecer o equilíbrio do seu corpo com vista para a Natureza exuberante em redor. Decida qual o seu tratamento entre as várias opções disponíveis, instale-se o mais confortável possível (se preferir, também no seu próprio chalet ou villa), sinta o fluxo do mar e usufrua dos cuidados dos especialistas do lodge em saúde e bem-estar.

Magia em estado puro

Quando o dia se aproximar do fim, desfrute da gastronomia tradicional moçambicana, de outras partes de África ou do Mundo. Ou, se preferir, por um valor adicional, o Machangulo Beach Lodge colocará um chef privativo ao seu dispor.

Com a noite instalada, o mais que provável céu estrelado (eventualmente coberto durante a época das chuvas, de Dezembro a Março), convidará a partilhar as peripécias do dia com outros hóspedes do Machangulo à volta da fogueira, numa área dedicada.

O Machangulo Beach Lodge é um destino de praia fabuloso a pouca distância de Maputo. Está preparado para agradar tanto a casais como a famílias e até grupos de amigos.

Se estiver virado para a expedição e aventura, também é acessível num bom veículo 4×4, através da Reserva de Elefantes de Maputo e até Santa Maria. Note, no entanto, que devido à areia profunda da Reserva, esta forma de lá chegar se reserva aos mais experientes entusiastas do off-road.

 Machangulo Beach Lodge

Tel. +27 13 74404 22

res@machangulobeachlodge.com

Como ir

Reserve o seu programa de Moçambique com a Quadrante Viagens em www.quadranteviagens.com.

Programa de Moçambique de duas noites no hotel Avenida Maputo mais cinco noites no Machangulo Beach Lodge desde 2215€ + 400,94 € de taxas, por pessoa.

Diferença horária

Mais uma hora que Portugal continental

Por Marco C. Pereira

Fotos Sara Wong