Lufthansa voa com menos ruído

Lufthansa voa com menos ruído

A companhia aérea está a equipar vários aviões com geradores de vórtice de redução de som. Uma medida que faz parte da “Aliança para a Protecção contra o Ruído” acordada pelo governo do estado de Hesse, na Alemanha, e a indústria da aviação.

Desde Novembro de 2014, a Lufthansa já equipou 157 aviões da frota de pequeno e médio curso com os componentes de redução de ruído na parte de baixo das asas, tornando-se a primeira companhia aérea do mundo a fazê-lo. Os novos Airbus já estão a ser entregues à Lufthansa com essa tecnologia desde o início de 2014.

As medições de sobrevoo realizadas pela Lufthansa, em cooperação com o Centro Aeroespacial Alemão, mostram que os geradores de vórtice removem sons incomodativos, bem como diminuem até quatro decibéis o nível de ruído global do avião ao aterrar a uma distância entre dez e 17 quilómetros do aeroporto.

Estes sons eram antigamente criados por fluxos de ar sobre as aberturas circulares de equalização de pressão para os depósitos de combustível, na parte de baixo das asas, durante o voo. Os novos componentes geram um vórtice de ar sobre as aberturas de equalização de pressão para os depósitos de combustível que efectivamente impedem a criação desses ruídos.