Lufthansa recebe prémio de inovação

Lufthansa recebe prémio de inovação

Na abertura da Exposição Internacional do Aerospacial (ILA) em Berlim, a Lufthansa foi honrada com o prémio de inovação da Indústria Alemã de Aviação na categoria de redução de emissões.

O prémio de inovação é atribuído sob o patrocínio do Ministério Federal Alemão da Economia e da Energia (BMWi) e é dirigido a empresas, start-ups e individuais que tenham contribuído com inovações no campo da aviação civil.

O prémio reconhece o software de análise recém-desenvolvido OMEGA, que foi desenvolvido em colaboração com a empresa tecnológica Aviaso. O nome significa “Ops Monitor and Efficiency Gap Analyzer”. O programa de IT usa dados recolhidos de operações de voo para melhorar a eficiência de futuro voos. Entre outras coisas, são avaliados o tempo, a performance do voo e os dados de navegação. Após aproximadamente três anos da sua fase de projecto, entrou nas operações regulares no final de 2015.

O novo programa de software fornece dados importantes comparando os valores planeados, reais e optimizados durante as diferenças fases do voo de modo a reduzir combustível e as emissões de CO2. Assim, Os pilotos podem tirar benefícios das análises efectuadas durante o voo e na preparação da chegada ao destino, podendo também ser usadas para detectar possíveis desvios do plano numa fase inicial.