Lisboa considerada a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Lisboa considerada a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

A TomTom divulgou os resultados do Índice de Tráfego Global Anual 2017, o relatório anual que detalha as cidades do mundo com maiores congestionamentos de trânsito. Segundo os resultados do estudo internacional, Lisboa é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade mais congestionada da Península Ibérica, ultrapassando os níveis de trânsito das cidades espanholas.

De acordo com o estudo, que se baseia no histórico de dados da TomTom ao longo do ano 2016, os condutores na capital portuguesa podem esperar passar uma média de 36% de tempo extra presos no trânsito, número que representa um aumento de 5% face ao ano anterior. Esta percentagem significa que os lisboetas perdem, em média, 40 minutos por dia no trânsito, o que anualmente representa 154 horas de tempo gasto pelos condutores em deslocações.

Comparando com as principais cidades do país vizinho, Lisboa apresenta o maior nível de congestionamento da Península Ibérica, ultrapassando Madrid (25%), Barcelona (31%), Palma de Maiorca (29%) ou Granada (26%). O Porto apresenta também um nível de congestionamento abaixo de Lisboa (27%), embora tenha sofrido um aumento de 4% face ao ano anterior. Na cidade invicta, os condutores passam, em média, 31 minutos por dia no trânsito, o que representa 118 horas de tempo gasto em deslocações anualmente.

O final do dia (entre as 18h00 e as 19h00) é o período de maior congestionamento, tanto para os lisboetas, como para os portuenses, sobretudo às sextas-feiras.