Le Manoir Richelieu com vista para o rio

Nas margens do rio St. Lawrence, o hotel Le Manoir Richelieu trata os hóspedes como reis e rainhas. Possuidor do charme característico do início do século XX, onde luxo e glamour eram inseparáveis companheiros, esta é uma unidade que deixa memórias e lembranças inesquecíveis.

É no Inverno que Charlevoix adquire uma magia muito especial. Coberta por um espesso e branco manto de neve, esta região canadiana torna-se num dos destinos preferidos dos adeptos do esqui, que ali encontram as melhores condições para a sua prática. É nesta altura que a zona adquire contornos etéreos de sonho e de fantasia, quando a luminosidade de um inesquecível pôr-do-sol tinge de dourado a neve e as copas das árvores, as quais fazem lembrar de forma intensa a época natalícia. Nos últimos anos, o volume de turistas que quiseram descobrir as maravilhas desta terra tem vindo a crescer, o que obrigou a um aumento da oferta hoteleira. Efectivamente, têm sido várias as cadeias que, apreciando a possibilidade de um bom negócio, têm escolhido Charlevoix para abrir novas unidades. Alguns desses locais são verdadeiros “antros” de luxo, requinte e glamour onde nada falta e tudo é pensado ao mínimo detalhe. Um dos melhores exemplos é a cadeia Fairmont que nas margens do rio St. Lawrence inaugurou Le Manoir Richelieu.

Em 1929 o prédio onde o hotel se encontra instalado foi atingido por um incêndio que quase o dizimou por completo. Muito pouco sobrou. Quando foi definido o plano de reconstrução decidiu-se que a mesma seria feita de acordo com a preservação da traça original do edifício, mantendo-se, igualmente, a decoração dos interiores. Assim foi até à década de 90, quando foi efectuado um rigoroso e cuidado processo de reabilitação e modernização. O hotel reabriu com o máximo esplendor em Junho de 1999.

Para a singularidade desta cativante unidade hoteleira muito contribui a sua localização geográfica, na encosta da montanha Pointe-au-Pic, no coração de Charlevoix. Aos seus pés, as águas do rio St. Lawrence reflectem a imagem de um hotel que mais parece um castelo normando. A verdade é que ali os hóspedes são tratados como reis e rainhas a quem tudo é permitido e facultado. Para que nada falhe e a estada se revele a mais perfeita possível, os responsáveis da unidade criaram aposentos onde a privacidade é garantida e espaços públicos onde o convívio é incentivado.

Debaixo de um pé-direito altíssimo encontram-se imponentes peças de mobiliário de madeiras escuras, as quais ladeiam extensos e largos corredores que fazem a ligação entre as diferentes zonas. As lareiras são presença constante um pouco por toda a unidade, assim como as poltronas de couro, ideias para momentos de introspecção ou dedicados à leitura. Nos 405 aposentos, mais do que as comodidades, é a vista que cativa e impressiona. Breath taking, diriam os ingleses! Sofisticados, todos proporcionam instantes de descanso e paz. Mas para quem exige o melhor, é sugerida a hospedagem num dos 21 quartos da ala Ouro, que, devido aos serviços ultra-personalizados, mais parece um hotel dentro do hotel!

De entre os três restaurantes existentes, destaca-se o sofisticado Le Charlevoix. Os mais curiosos nos assuntos culinários têm a ocasião de verificar in loco como são realizados os pratos que depois chegam à mesa, pois o restaurante possui uma cozinha aberta. Já a carta de vinhos, composta por cerca de 500 néctares diferentes, oferece a hipótese de combinar o vinho certo com a iguaria escolhida, meio caminho andado para uma refeição memorável. No restaurante Saint Laurent vigoram os buffets combinados com carne e peixe grelhados e para opções mais ligeiras existe Le Bellerive.

A atmosfera calorosa que se sente um pouco por todo o hotel é ainda mais perceptível no spa. Seja qual for o dia da semana, os hóspedes vão encontrar ali um staff gentil e muito profissional que tudo fará para atenuar as maleitas dos que procuram os seus serviços. Composto por 21 salas de tratamento, o spa tem um conjunto diversificado de cuidados para o corpo e para o rosto, inspirados em produtos naturais à base de flores, plantas óleos vegetais e essências de origem orgânica. Em complemento existem várias piscinas, jacuzzis e uma sala de fitness.

Os adeptos dos jogos de sorte e de azar encontram o seu espaço de eleição no casino de Charlevoix, que possui ligação directa até ao hotel.

Seria quase um crime deslocar-se a esta região e não aproveitar para conhecer o que ela tem de melhor. Como tal, são disponibilizadas aos hóspedes visitas aos parques naturais das redondezas, onde têm a oportunidade de, entre os meses de Maio e de Outubro, observar a migração das baleias que enchem de vida as águas do St. Lawrence ou percorrer os inúmeras trilhas que levam os visitantes até recantos onde a Natureza reina em todo o seu esplendor.

Por Sandra M. Pinto

Outras Notícias
Comentários
Loading...