Kanazawa bem-vindo ao Japão

Kanazawa bem-vindo ao Japão

Assumidamente apresentado como o restaurante de sushi mais exclusivo de Lisboa, o Kanazawa oferece uma experiência única baseada na mais tradicional gastronomia japonesa.

No exterior nada o identifica. Apenas uma placa com uns caracteres japoneses denunciam aos mais atentos que por detrás daquela porta algo de diferente se passa.

Acedemos ao Kanazawa através dela que aberta pelo próprio chef Paulo Morais nos recebe com um «sejam bem-vindos».

Idealizado pelo chef japonês Tomoaki Kanazawa, o restaurante homónimo está agora sob a responsabilidade de Paulo Morais, «em Agosto celebrámos um ano de Kanazawa o que para nós é um marco extremamente importante», revela. O menu kaiseki apresentado no restaurante respeita os rigorosos conceitos nipónicos sendo as técnicas de confecção, bem como a apresentação dos pratos verdadeiramente rigorosas. Os ingredientes utilizados são sempre frescos e de extrema qualidade, com óbvio destaque para o peixe fresco da costa nacional e os vegetais locais e da época, de forma a se respeitar sempre a sazonalidade, «o nosso menu muda todos os meses o que se tem revelado um desafio interessante que põe à prova a nossa criatividade». Aliás, criatividade é característica que não falta ao chef conhecido como um dos grandes especialistas portugueses em gastronomia japonesa e oriental tendo passado por reconhecidos restaurantes como Midori, Bica do Sapato, Umai e Rabo d’Pêxe, de onde saiu para assumir a cozinha e a gerência do Kanazawa.

«Desde a primeira vez que contactei com a cozinha nipónica senti um fascínio imediato», afirma, «desde a escolha dos elementos, à forma como são confeccionados até à sua apresentação. Nada na cozinha japonesa mais tradicional falha, todos os detalhes contam», assinalada o chef. E assim é no Kanazawa, um restaurante sui generis desde logo por acolher apenas oito visitantes a cada refeição, «a nossa porta está sempre encostada à espera de quem reservou. Quando todos já estão sentados à mesa a porta fecha-se e a experiência começa», afirma. Não sendo propriamente fácil conseguir reserva para jantar, é de todo aconselhado a fazê-lo com algum antecedência, sendo que nessa altura deverá escolher o menu que se pretende degustar.

«No Kanazawa existem quatro menus de degustação, sendo a diferença entre eles a variedade dos pratos apresentados», é-nos revelado, «o menu Tasting é o menu mais completo, uma vez que contempla os nove pratos do menu e uma harmonização de vinhos; o menu Miyazaki é constituído por sete pratos, enquanto o menu Kanazawa por seis e o menu Oyama por cinco pratos».

Nestes menus fazem parte pratos standart que respeitam sempre a sazonalidade e os produtos locais, como sakizuke, uma entrada servida com sake, o mokuzuke que mais não é do que excelente prato de sashimi, o futamono, opção quem de um prato com tampa que pode levar legumes cozidos ou sopa), o hassun, o qual demonstra a estação do ano e a personalidade do chef, o shiizakana, prato de peixe cozinhado a baixa temperatura), o sunomono, prato avinagrado, o Yakimono, o prato grelhado, o sushi e o misoshiro, a bem conhecida e tradicional sopa de miso que nas mãos do chef Paulo Morais ganha toda uma nova vida e sabor.

No final, e depois de uma sobremesa que homenageia a cultura culinária japonesa, uma chávena de matcha, o tradicional chá verde em pó nipónico. Mais do que uma refeição ir ao Kanazawa é toda uma experiência, daquelas que todos devíamos fazer pelo menos uma vez na vida.

Kanazawa
Rua Damião de Góis nº3
1400-291 Lisboa
Tel. 21 301 02 92

Horário: de segunda a sábado das 19h30 às 23h00; sextas e sábados para o lanche das 13h00 às 18h00

Por Sandra M. Pinto