Está confirmado: Quartel do Carmo vai ser transformado num hotel

A unidade tem inauguração prevista para 2021.

O Governo anunciou que a concessão do Quartel do Carmo na cidade da Horta, na ilha do Fail, foi adjudicada ao grupo Lux Mundi, que já tem hotéis em Lisboa, Porto, Fátima e Évora. Este imóvel integrava o Programa Revive, uma iniciativa conjunta dos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a recuperação de património histórico.

O projecto vencedor prevê a construção de um hotel de quatro estrelas, com cerca de 60 quartos e abertura prevista para 2021. O investimento total estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros. O imóvel será concessionado por um período de 50 anos.

A construção do Quartel do Carmo teve início no século XVII para servir de convento da Ordem dos Carmelitas. No século XX foi adaptado para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido alvo de obras de recuperação significativas face a fortes danos entretanto ocorridos devido a sismos que abalaram a ilha açoriana. Mantém, ainda assim, alguns elementos arquitectónicos da sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbadas de berço.

Leia também: Antigo convento dá origem a hotel histórico em Elvas

Recentemente, o Governo lançou a segunda edição do Revive, com mais 15 imóveis a concurso, entre os quais o Forte Velho do Outão, em Setúbal, o Edifício Pombalino na Praça do Comércio, em Lisboa, o Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão, no Porto, e a Fortaleza da Torre Velha, em Almada.

Em 2016, a lista inicial contemplava 33 imóveis, tendo já sido lançados 17 concursos e estando oito adjudicados, representando um investimento superior a 54 milhões de euros.

Actualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, e do Castelo de Vila Nova de Cerveira. Os próximos imóveis a ir a concurso são o Mosteiro de Travanca, em Amarante, o Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra, e o Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo. 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quem liderou os investimentos publicitários em Julho?
Automonitor
TomTom aposta na gestão de autonomia dos elétricos