Descubra aqui os feriados de 2018, e marque as suas férias

Descubra aqui os feriados de 2018, e marque as suas férias

A Momondo apresenta um calendário com os feriados para 2018, incluindo, para cada um, dicas para as viagens que pode efectuar nessas datas. 

 

Este ano, Portugal terá 10 feriados nacionais que podem dar 33 dias de descanso, e a momondo recomenda destinos para cada um deles.

 

Março e Abril: Feriado da Sexta-feira Santa e da Páscoa – 3 dias de férias

Em 2018, a Páscoa celebra-se de 30 de Março a 1 de Abril. Madrid mostra-se como o destino perfeito para pisar a Puerta del Sol enquanto come um pacote de amêndoas de chocolate. Inspire o cheiro que sai das pastelarias das ruas madrilenas e passeie pelo Parque do Retiro, a Praça Cibeles e o Museu do Prado.

 

Abril e Maio: Feriado do 25 de abril (dia da Liberdade) e do dia do Trabalhador – 7 dias de férias

Use três dias de férias entre dia 25 e 1 de maio e descanse uma semana completa. Nesta altura já poderá gozar dos primeiros raios de sol quentes e, por isso, a momondo sugere uma viagem de carro.

Pode passar pela Comporta, Alcácer do Sal, conhecer Santiago do Cacém ou ir a Sines. Fotografe a Costa Vicentina e sinta o calor seco de Évora. Neste percurso, existem várias opções de turismo rural.

 

Maio e Junho: Feriado do Corpo de Deus – 4 dias de férias

Perca-se no horizonte do Douro e desfrute do ar puro ao longo das encostas desenhadas com ramas de videiras e embarque num dos cruzeiros pelo rio.

Pondere ficar no Douro Royal Valley Hotel: passar quatro dias num lugar considerado Património da Humanidade pode parecer um luxo, mas o verdadeiro privilégio é quando a relação com a natureza fica ainda mais estreita ao abrir uma garrafa de vinho com tanta luz natural a entrar-lhe pelo quarto.

 

Agosto: Feriado da Assunção da Nossa Senhora – 5 dias de férias

Costuma passar despercebido por grande parte da população se encontrar de férias, porém para quem ainda não aproveitou as suas merecidas folgas, aqui fica uma ideia: tire os dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, e faça uma viagem até Malta, no meio do Mediterrâneo. O nome do país provém de um tipo de abelha único que lá vive e, por isso, detém um mel exclusivo, sendo conhecido como a “terra do mel”.

Visite a “Blue Lagoon”, uma das maiores atracções do sítio, na pequena ilha de Comino. Aproveite também a gastronomia com influências italianas e não se admire se ninguém trancar as portas ao sair de casa: por lá reina o respeito pelo próximo.

 

Outubro: Feriado da Implantação da República – 3 dias de férias

Para festejar o dia da República rume a Viana do Castelo. Repleta de tradição transmontana, ruas empedradas e casas acasteladas, nesta cidade poderá desfrutar do rio Lima e de uma arquitectura renascentista, manuelina e barroca.

Não deixe de visitar a Basílica do Sagrado Coração de Jesus e de saborear a vista panorâmica. Conheça também o Santuário de Santa Lúzia e o Elevador com o mesmo nome, o Chafariz da Praça da Rainha e o Forte de Santiago da Barra. O feriado é numa sexta-feira, por isso não precisa de tirar dias de férias.

 

Novembro: Feriado de Todos os Santos – 4 dias de férias

A momondo recomenda, para estes dias e feriado, Praga. Conhecida como uma vitrina de arquitectura gótica, barroca e modernista, vai certamente ocupar espaço na sua memória – e no seu telemóvel. Desde os centros emblemáticos de Český Krumlov e de Telč, até aos castelos de Litomyšl e Kroměříž, pode partilhar as famosas cervejas tradicionais com os seus companheiros e passear pelas pontes que ligam as margens do Rio Vlátva. Pode tirar o dia 2 de Novembro para fazer esta viagem maravilhosa.

 

Dezembro: Feriado de Natal – 4 dias de férias

Com quatro dias disponíveis para viajar no Natal o destino predilecto é a Lapónia finlandesa. Rovaniemi, a terra do Pai Natal. Ao chegar a este destino, na Escandinávia, a energia natalícia e a luz esvoaçante das velas ao lado da neve vão recarregar-lhe as energias. Existem duas coisas obrigatórias: levar muita roupa quente e, claro, não perder o fenómeno único da Aurora Boreal. O fenómeno de luz no céu anoitecido vai tornar o seu Natal ainda mais inesquecível.

Contas feitas, gasta apenas oito dias de férias e consegue 33 dias de descanso. Consulte o calendário e planeie as suas férias.