Deixe-se cair de amores por San Juan

Deixe-se cair de amores por San Juan

Praias maravilhosas, florestas tropicais, micro-organismos que brilham no escuro, comida exoticamente diferente e muita história, fazem de Porto Rico um destino merecedor da máxima atenção. Mas esta é um terra sui generis, pois Porto Rico possui  status de território livre associado dos Estados Unidos da América, e não de país independente. A complexa situação política, tanto local como em relação aos EUA, é um dos temas de conversa preferidos pelos porto-riquenhos. Os borícuas, como se auto-denominam os nascidos em Porto Rico (lembremo-nos que a ilha era chamada de Borikén pelos indígenas), costumam afirmar que falar de política é o desporto nacional do país.

História e ligares que lhe prestem homenagem não faltam em Porto Rico. construído em 1837, o edifico que acolhe hoje a sede do turismo da ilha foi uma prisão onde chegaram a estar detidas 200 pessoas. Conhecido como La Princesa, tem em seu redor um passeio muito solicitado tanto pelos locais como pelos turistas.  Rodeado por árvores é uma excelente opção para fazer uma pausa, enquanto se aprecia uma «piragua», gelo raspado com uma calda açucarada de frutas, ou um sumo de frutas naturais. Através da Porta de San Juan chegamos à San Juan antiga, onde durante séculos atracavam as embarcações que chegavam à ilha. San Felipe del Morro e San Cristóbal eram os dois fortes que protegiam a ilha de ataques estrangeiros. Hoje no interior de cada um deles podemos visitar diversas exposições sobre a história da ilha, com enfoque nos artefactos de guerra.

Classificado património histórico pela Unesco, juntamente com a casa do governador, La Fortaleza, a parte velha de San Juan está repleta de pequenas casa coloridas e inúmeras praças. A Calle San Sebastian é a principal, sendo famosa pela festa que anualmente ali se realiza em honra do santo padroeiro da ilha. Na Plaza del Centenário, também conhecida pela praça do totem, devido à escultura que se encontra no centro, acontecem regulamente apresentações de grupos de salsa e merengue. para ficar a conhecer melhor a história do país, então nada como visitar o Museu das Américas, onde se podem ver exposições sobre a população indígena, hoje totalmente extinta, sobre a herança africana e sobre as relações com os espanhóis e norte-americanos.

A gastronomia de Porto Rico baseia-se em quatro ingredientes: carne de porco, banana-da-terra, arroz e feijão vermelho. Mas o ex-líbris da cozinha porto-riquenha são mesmo os salgadinhos, que vendidos em barracas um pouco por toda a ilha são de inúmeros tipos.