Conheça o novo restaurante de José Avillez

ZA’ATAR, é o novo restaurante de cozinha libanesa assinada pelo chef libanês Joe Barza, que acaba de abrir em Lisboa, numa parceria com o Grupo José Avillez.

Explicando a parceria, José Avillez afirma: «Interesso-me pelas várias cozinhas do mundo e tenho um gosto especial pela gastronomia do Médio Oriente. Conheci o Joe Barza há 2 anos e desde logo admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa”.

   

Depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única.

Za’atar é o nome de uma mistura de ervas secas que junta tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre seco e, muitas vezes, sal. Muito popular no Médio Oriente, acompanha normalmente o pão pita, molhado em azeite.

No Za’atar, as boas-vindas são dadas com Karkachat (couvert),Salata (saladas), Mezza frios e Mezza quentes uma combinação de várias entradas servidas em pequenos pratos, que incluem, por exemplo, Baba Ghanough beringela fumada e assada com tahini e romã, Labneh W Toum iogurte libanês com azeite e hortelã, Batata Harra batatas crocantes salteadas com alho, paprika, coentros e limão ou Za’atar W Jebneh Manoushe (pão libanês assado com za’atar e queijo).

Nos pratos principais são muitas as opções, o Moughrabieh Djej, guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros, o Frikeb Bi Lahmeh, Trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim e os grelhados – Kebab de Porco, Taook (espetada de frango) ou Kafta (espetada de carne de vaca e borrego, picadas).

Para sobremesa prove o Fostkieh W Bouzit Michmouch, um sorvete de alperce com creme de pistácio.

O espaço foi decorado pela libanesa Nayla Khoury, a partir do conceito dos chefs José Avillez e Joe Barza.

ZA’ATAR
Aberto todos os dias, das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 00h00
Rua de S. Paulo, 24
1200-428 Lisboa
Tel. 211 350 860