Como manter a casa segura, quando está fora em férias?

Como manter a casa segura, quando está fora em férias?

A APSEI - Associação Portuguesa de Segurança, juntou um conjunto de dicas para manter a sua habitação livre de furtos, enquanto estiver fora. Pode lê-las em baixo.

Mantenha uma atitude preventiva

Existem hoje em dia imensos sistemas de segurança que pode instalar. Desde câmaras de vigilância, a grades, cercas eléctricas e alarmes – opções não faltam. Não exponha demasiado os seus objectos de valor como televisões ou computadores; se não vai estar em casa é importante fazê-la parecer discreta. Pondere também comprar um cofre, ou arranjar um local seguro onde possa guardar os seus objectos mais valiosos. Sabia que os arbustos muito densos podem ser um bom esconderijo para ladrões? Tenha especial atenção ao seu jardim antes de ir embora.

Tenha atenção às portas e janelas

É imprescindível colocar, nas portas que dão acesso para o exterior, fechaduras com trancas resistentes. Se os inquilinos anteriores mantiverem uma chave da fechadura, troque-a de imediato. Nunca empreste as chaves a alguém em quem não confia na totalidade e certifique-se de que deixa tudo trancado antes de sair. Nas janelas de fácil acesso, coloque fechaduras interiores ou grades de proteção, para impedir entradas indesejadas.

Avise um vizinho ou um familiar de que estará fora

Estabeleça relações de confiança com os seus vizinhos e ajudem-se uns aos outros. Enquanto está fora, a atenção extra do seu vizinho ou familiar poderá ser essencial para evitar assaltos. Se tiver confiança para isso, peça-lhe que recolha as suas cartas, de forma a não ficar a acumular na caixa de correio à vista de todos, dando a entender que a casa está vazia. Pode também pedir-lhe que abra as persianas durante o dia ou ligue as luzes durante a noite, fazendo parecer que está sempre alguém dentro da casa.

Tenha cuidado com os desconhecidos

Nunca diga a um desconhecido ou alguém em quem não confia totalmente que vai estar fora e durante quanto tempo. Nunca deixe que ninguém entre na sua casa sem que primeiro se identifique e/ou se sinta seguro para tal; em caso de dúvida, não os deixe entrar, poderão estar a fazer reconhecimento para mais tarde voltarem quando a casa se encontrar vazia.
E evite a partilha de fotografias ou qualquer informação sobre as suas férias nas redes sociais, pois dará a entender que a sua casa está vazia, facilitando a actuação dos assaltantes. Deixe estas publicações para o pós-férias e aproveite para recordar os dias fantásticos que teve.

Peça apoio à PSP

Finalmente, sabia que se for de férias entre os meses de Julho e Setembro pode pedir que as missões de patrulha da PSP passem frequentemente na sua habituação? Ninguém melhor que os profissionais para perceberem se a sua casa está ou não em perigo; além disso, as zonas mais vigiadas são as zonas mais segura, certo?

Não existe um ingrediente secreto contra os assaltos, por vezes basta um momento de má sorte. No entanto, existem sim cuidados extra que pode ter para garantir que fez tudo o que podia para se prevenir. Entre outras, estas cinco dicas ajudarão a manter a sua casa segura e a evitar dissabores aquando do seu regresso. Vá de férias descansado e deixe a sua casa segura!