Celebrar o Natal nos parques e monumentos de Sintra

Celebrar o Natal nos parques e monumentos de Sintra

Os parques e monumentos de Sintra apresentam um programa de eventos para o mês de Dezembro.

Para os mais pequenos, o encanto do Natal chega logo no dia 16 de dezembro, domingo, com o concerto para bebés “Manhã de Natal”, no Palácio de Monserrate. É um espetáculo musical que promove a interação lúdico-musical entre pais e filhos. Nesta viagem pela música clássica, invoca-se a noite mais mágica do ano ao som de melodias como “Manhã Feliz” (“Silent Night”, de Joseph Mohr/Franz Xaver Gruber), exploram-se sons, timbres e ritmos.

No mesmo dia, a preparação da festa continua, na Quintinha de Monserrate, com a oficina “É Natal na Quintinha”. É tempo de descobrir ingredientes especiais para os biscoitos, de tratar das decorações natalícias e de fazer saquinhos de cheiro para oferecer a familiares e amigos.

Na sala da música do Palácio de Monserrate, encerra o ciclo de concertos “Domingos ao Piano”. Com a companhia de Clara Marchana, o pianista Raúl Pinto centra-se no inverno e no Natal e interpreta a “Árvore de Natal”, de Liszt, e “Cenas Infantis”, num programa que estabelece a ponte entre a poesia e a música.

No fim de semana anterior, tem lugar a Gala da Escola Portuguesa de Arte Equestre no Picadeiro Henrique Calado (na Calçada da Ajuda). É um espetáculo que reconstitui um dos passatempos favoritos da corte da época, a equitação.

Há ainda o programa “Aqui Há Burro!”, na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Todos os sábados, crianças e adultos são convidados a interagir com burros.