Capital Europeia da Cultura arranca a 21 de Janeiro

Dia 21 de Janeiro de 2012 a cidade de Guimarães veste-se a rigor

No dia 21 de Janeiro a cidade de Guimarães veste-se a rigor para dar as boas-vindas à Capital Europeia da Cultura. Ao longo de várias horas, e em diferentes locais, estende-se uma programação diferenciada e voltada para diferentes públicos. “Afectos”, “Berço de uma Nação” e “A primeira noite”… Guimarães 2012 prepara-se para a festa.

Às 18h, no Multiusos de Guimarães, tem lugar a abertura protocolar de Guimarães 2012, intitulada “Afectos”. O guitarrista vimaranense Manuel d’Oliveira é o mestre-de-cerimónias do espectáculo, que decorre até às 20h. O evento conta com a participação de Filipe Raposo, João Frade, Bernardo Couto, Guilherme Marinho, Joaquim Teles, Cristina Branco, Chico César (Brasil), Ritinha Lobo (Cabo Verde), Yami (Angola), Rão Kyao e os Danças Ocultas, além da Fundação Orquestra Estúdio e o Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.

Às 22h, no Toural, volta a nascer Guimarães. Neste Largo, que é o ponto por excelência de todos os encontros, celebra-se o ponto de partida de Guimarães 2012. O espectáculo “Berço de uma Nação” tem concepção e direcção artística do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e La Fura dels Baus. Uma festa de espaço público, com performance, projecções multimédia e videomapping.

A partir da meia-noite, a festa contagia a cidade e entra por todos os bares, ruas, largos e praças do Centro Histórico de Guimarães. É “A primeira noite”. Guimarães celebra com os visitantes e dá o mote para o que será todo o ano 2012. As celebrações de abertura prolongam-se até 28 de Janeiro, com workshops, bailado, cinema, teatro e muita música.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Bang Bang vence Ouro no German Brand Award
Automonitor
Truckla, a primeira pick-up com base num Tesla Model 3