Anantara Mui Ne Resort & Spa elegância à beira da água

Anantara Mui Ne Resort & Spa elegância à beira da água

Puro charme vietnamita também podia ser o título deste texto. Apenas porque escrevemos sobre o Anantara Mui Ne Resort & Spa, um destino que à elegância alia, efectivamente, um elevado nível de charme. Tudo à beira da água na praia de Mui Ne, no Vietname.

O Oriente foi sempre alvo de enorme curiosidade por parte dos ocidentais, que nele vêem um mundo de exotismo e singularidade. Da China à Tailândia, passando pelo Japão ou Singapura, todos os países da região têm vindo a captar as atenções dos turistas ocidentais, em particular europeus. Mas nenhum tem despertado tanto interesse como o Vietname, país que durante décadas esteve como que banido das atenções ocidentais muito por culpa da guerra que nos 60 do século XX o assolou. Nas décadas seguintes, tudo o que nos era dado a conhecer sobre o país chegava através de filmes como “Corações de Aço”, “Platoon”, “Apocalipse Now” e “Nascido para Matar” e de séries de televisão como “Praia da China”.

Hoje tudo mudou. Os complexos que de alguma forma poderiam ter ficado dos anos do conflito estão praticamente sanados, basta ver a quantidade de turistas norte-americanos que anualmente escolhem as praias vietnamitas para uns dias de férias. Praias como Mui Ne, conhecida pelas dunas tingidas em tons de branco, dourado e vermelho, que, de tão extensas e belas, quase fazem os visitantes pensar que não estão no Vietname, mas antes no deserto do Sahara!

Inesquecível e belo

Na costa sul do Vietname, o Anantara Mui Ne Resort & Spa, que descaradamente roubou o nome à praia maravilhosa que aos seus pés lhe presta diariamente vassalagem, é um éden de elegância e conforto. Ali onde o pôr-do-sol faz questão de nos recordar que o mundo pode efectivamente ser um espaço maravilhosamente belo, a vida adquire outro sentido. Tudo no resort se conjuga para que esta seja uma experiência inesquecível, desde os passeios ao fim do dia pelas dunas até à massagem no spa antes de apreciar um cocktail na praia na exacta hora em que o dia se despede.

É lendário e famoso o serviço de enorme qualidade da cadeia Anantara, que no Mui Ne Resort adquire ainda maior relevância, pois a ele junta-se a simpatia de um staff solícito e extremamente simpático que de tudo fará para agradar aos hóspedes. Longe da agitação urbana característica das cidades vietnamitas, o resort oferece a quem chega a possibilidade de usufruir de um refúgio tropical onde a gastronomia é de excelência, o serviço 5 estrelas e os espaços, privados ou públicos, de sonho.

No edifício principal estão instalados os 89 aposentos, quartos e suites, onde a contemporaneidade da decoração é enriquecida com toques tradicionais vietnamitas. Cores suaves envolvem os elementos do mobiliário bebendo a luminosidade que entra sem pudor pelas janelas debruçadas sobre uma paisagem no mínimo fabulosa. Isto sim, é puro luxo!

Apure os sentidos, é hora de jantar

As refeições são uma ocasião quase religiosa, com os seus deliciosos sabores, intrigantes aromas e harmoniosas apresentações. A combinação de pratos orientais com sugestões gastronómicas ocidentais faz das cartas dos diferentes espaços de restauração algo a ter definitivamente em linha de conta, até pelos mais exigentes gourmets. Conduzido pelo chef Geoffrey Crabbe, o restaurante L´Anmien impressiona qualquer um. É uma gastronomia requintada a que vai desfilando pelas mesas, com cada prato a combinar o melhor das cozinhas vietnamita e ocidental. A primazia é dada na totalidade aos pratos de marisco e frutos do mar, numa paleta de perfeitas combinações. Com tanto a que dar atenção dentro de portas quase não interessa a paisagem circundante, mas a verdade é que também esta é premium, estejamos nós virados para os luxuriantes jardins ou para a cénica lagoa.

Descansemos agora da comida à lá carte e entremos no Cham Lounge, onde ela existe mas em quantidades mais pequenas, em forma de tapas e petiscos. Peça um copo de vinho ou cerveja, leve um livro ou revista do seu agrado e deixe-se ficar, picando as iguarias e descansado a alma. Garantimos satisfação total à saída! Vinho, muito e bom, é o que vamos encontrar na Wine Room. Mais do que uma adega, este espaço dedica-se a deleitar o palato dos visitantes com extraordinárias combinações entre vinho, queijos de elevada categoria e charcutaria de referência.

Voltemos ao tradicional prato, faca e garfo para, já dentro do restaurante Thung, nos esquecermos da dieta por entre grelhados de peixe, carne e marisco, saladas, pastas e outros pecados. Virado para o oceano, o restaurante al fesco do resort é o espaço certo para um jantar romântico ou familiar; no primeiro a lua dá o mote, no segundo a descontração de poder ter as gargalhadas da criançada sem perturbar ninguém.

A estes espaços juntam-se ainda o bar da piscina e a opção “Dining by Design” de acordo com a qual os hóspedes podem sonhar a sua ementa de sonho a qual será concebida pelo staff do resort. Correndo o risco de nos repetirmos, isto é que é luxo!

Abra os olhos, espante-se

Considerado um dos melhores resorts do Vietname, Anantara Mui Ne está convenientemente situado nas proximidades de alguns dos mais visitados spots culturais do país, como o caso da vila de pescadores vizinha onde ainda é possível perceber como se vive na região, as dunas onde podem e devem ser dados longos passeios interrompidos apenas para piqueniques ou lanches divertidos.

E as excursões? Impossível descrever, só mesmo vivendo e apreciando o que cada uma delas tem para oferecer, desde as dunas ao lago Lotus ou Bau Trang, passando pela vila de pescadores e a lota. Mas pouco mais afastados ficam outros tantos spots dignos de uma visita: a torre de água de Phan Thiet, a torre Cham, a cidade Phan Thiet (capital da província), a montanha Ta Ku e o farol Ke Ga.

Entre o spa e o golfe

São dois os campos de golfe que se encontram nas imediações do resort. O Sea Links Golf and Country Club de 18 buracos par 72, considerado como um dos campos asiáticos mais difícil, e o Ocean Dunes Golf Club, que integra a lista da revista “Golf Magazine” dos 500 campos de golfe do mundo com o melhor buraco. E depois há o spa! Ah, o spa… sítio mágico conhecido por proporcionar instantes de sublime prazer e relaxamento. O do Anantara Mui Ne não é diferente. Com uma vasta e variada lista de tratamentos corporais e faciais aos quais se juntam outras tantas massagens, possui cinco salas de tratamento em pedra e madeira iluminadas por luz natural, tudo para que o efeito calmante dos tratamentos seja total. Óleos, ervas, cremes naturais, banhos, envolvências, tudo isto compõe o spa, de onde os visitantes saem renovados.

Por Sandra M. Pinto