Aman New Delhi, no coração da cidade

Aman New Delhi, no coração da cidade

Exotismo é uma das imagens de marca da Índia. São muitas as cadeias internacionais que cativadas pelo país nele têm inaugurado prestigiadas unidades, como é o caso da Amanresorts, que na capital deu forma ao belíssimo Aman New Delhi.

Quem chega a Nova Deli apercebe-se imediatamente da diferença sentindo-a em todos os sentidos. A respiração sente o peso do ar, denso e húmido; o olfacto rapidamente se apercebe dos aromas fortes que inundam a atmosfera. A visão quase se encandeia com o colorido das vestes. É quase um choque nos obriga a parar e a interiorizar o facto de que chegámos a um páis realmente diferente e verdadeiramente único.

Uma vez Aman sempre Aman

De placa na mão, o condutor do nosso transfere acena na nossa direcção indicando-nos o que fazer a seguir. Feitas as devidas apresentações encaminhamo-nos para o automóvel que nos há-de levar até ao objectivo da nossa viagem, o hotel Aman New Delhi.

Durante o trajecto um misto de emoções invade o nosso pensamento. É em silêncio quase total que percorremos os quilómetros que separam o aeroporto de Nova Deli do hotel. Pela janela passa uma sequência de imagens que nos tolda o pensamento, não é fácil de assimilar tudo o que vemos, mas cada sorriso, cada olhar vai ficar retino na nossa memória. Sem darmos conta chegamos ao hotel.

Bem no coração da metrópole mais do que um resort, o Aman New Delhi surge como um oásis. Localizado a sul do Delhi Golf Course, tem como vizinho o complexo medieval de Nizamuddin, sendo que a sua excelente localização geográfica torna-o num excelente ponto de partida rumo à descoberta das maravilhas culturais da cidade de Nova Deli, desde testemunhos impressionantes da arquitectura Mughal até aos monumentos deixadas pela presença britânica.

Dono de um design muito contemporâneo, o resort apresenta variadíssimos toques da cultura indiana como os tapetes feitos à mão e as tradicionais divisórias jaali em madeira e mármore. Espaço por ali não falta, tanto nas áreas comuns como nas privadas pelo que o conforto e a privacidade de cada hóspede estão desde logo garantidos. Por todo o resort um aroma a flores frescas.

Dormir nas nuvens e comer no paraíso

Quartos e suites estão cuidadosamente decorados. As opções de iluminação atribuem a cada um uma aura de mistério e inegável sensualidade. Entre eles destacam-se as Lodhi Suites e as Lodhi Pool Suites, mais espaçosas e privadas. Viradas para a piscina do resort, as segundas possuem ainda uma piscina privada para total comodidade dos seus habitantes temporários.

Aman, assim se chama o principal restaurante do resort, homenageia tudo o que diz respeito à Índia, atente-se no mármore, no couro e nos tons quentes da decoração. Aberto para todas as refeições surpreende com um menu diversificado de onde consta uma selecção de pratos indianos e tahi, acompanhados por sugestões oriundas da gastronomia francesa admiravelmente combinada com técnicas da cozinha japonesa. Ao lado do restaurante descobrimos o Lounge, onde passámos momentos extremamente agradáveis em amenas trocas de opinião sobre a cidade e o hotel. Nas mesas em redor havia quem aprecia-se um cocktail, um snack ligeiro ou um copo de vinho, sugestão da extensa carta. No piso térreo do hotel fica o Tapas Lounge, que, tal como é desde logo indicado pelo nome, serve uma variedade de tapas espanholas. Ideal para quem não aprecia comida muito condimentada. Os adeptos de um bom charuto podem apreciar um exemplar na Wine Cellar, espaço também dedicado à degustação de vinhos.

Simples momentos de lazer

É esta a promessa quando nos aproximamos do Aman Spa. No seu interior descobrimos oito salas de tratamento, além de um salão de beleza e um cabeleireiro da responsabilidade do prestigiado Kim Robinson. Tal como a que nos foi atribuída, todas as salas de tratamento possuem um chuveiro privativo, uma sala de vapor, banheira e uma chaise long. É extensa a lista de tratamentos corporais e faciais disponibilizados neste reduto de wellness pelo que a escolha não se revela fácil.

Destinada à mais pura diversão dos hóspedes, a piscina de 50 metros descobre-se com uma das áreas mais concorridas pelos hóspedes que por ali passam seja de manhã para começar o dia ou ao fim da tarde em perfeitos instantes de relaxamento. Depois porque não passar pelo health centre onde existem três campos de ténis, outros tantos de squash, um ginásio e um estúdio de Pilates.

Com tantos atributos não admira que o hotel tenha sido agraciado com uma série de prémios, como o Asia’s Best Spa 2011 pela Condé Nast Traveller India ou o Best City Resort 2010 pela publicação norte-americana Town & Country.

Por Sandra M. Pinto