A bela Estocolmo

Expoente da modernidade, Estocolmo é uma das metrópoles europeias onde mais se cultiva a arte de bem viver. Nas suas ruas exemplos de arquitectura arrojada convivem com edifícios de design mais tradicional, numa harmonia perfeita.

Banhada pelo mar Báltico e pelo lago Mälaren, encontramos Estocolmo num arquipélago de 14 ilhas, unidas por mais de 50 pontes, entre lagos, baías e canais. Durante o Verão e a Primavera são as diferentes tonalidades de azul e de verde que a invadem, enquanto no Inverno a cor dominante é o branco oriundo do imenso manto de neve que a cobre. Na realidade, se a Natureza se encarregou de a fazer bela, o Homem tomou a tarefa de, sabiamente, conservar esse rico património. Ao nível das opções arquitectónicas essa preocupação é evidente sobretudo na proibição de construir prédios com mais do que cinco pisos e no excelente estado de conservação do seu centro histórico, um dos mais bem preservados do velho continente.

Contrariando grande parte das ideias preconcebidas acerca dos países nórdicos, uma das actividades preferidas dos habitantes da cidade durante o Verão é ir à praia, o que não é de estranhar se tivermos em consideração que em seu redor existem 155 km de praia e muitos espaços verdes, como Smedsudden e Marieberg, a zona do porto de Västerbron e a baía de Brunnsviken. Mas seja qual for a altura do ano e independentemente das temperaturas que os termómetros apresentam as esplanadas encontram-se repletas de gente bonita e animada.

Inaugurado em 1794, o National Museum é um dos mais antigos museus do mundo. Alberga a maior colecção da arte da Suécia com pinturas, esculturas e artes gráficas. Sobressaem as obras de Rembrandt, Rubens e El Greco, entre outros. letas de gente que toma um café ou uma cerveja enquanto conversa. Com mais de 608 quartos, o Palácio Real de Estocolmo é o maior palácio do mundo ainda em uso. É, simultaneamente, o cerne de um dos maiores pontos turísticos de Estocolmo, pois engloba os salões Reais, do Estado, da Ordem dos Cavaleiros, o palácio e o museu Tre Kronor e o Museu de Antiguidades Gustav III. A verdade é que muito há para descobrir em Estocolmo, cidade que possuidora de um forte magnetismo é, indiscutivelmente um destino fascinante.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Escritório assina campanha de estreia do Abanca
Automonitor
Truckla, a primeira pick-up com base num Tesla Model 3