Parador Casa da Ínsua com programa para viver vindimas

Participar na tradicional e centenária vindima, de chapéu de palha na cabeça e de tesoura na mão, é a proposta do Parador Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, para o fim-de-semana de 29 e 30 de setembro.

A unidade de charme do Grupo Visabeira propõe este ano um programa onde os participantes são convidados a experienciar uma das mais atrativas e entusiasmantes atividades agrícolas da quinta da Casa da Ínsua e ficar a conhecer mais sobre o processo de produção do vinho, desde a apanha da uva na parcela até ao momento da degustação no copo.

A atividade, orientada por José Matias, responsável agrícola da quinta do Parador Casa da Ínsua, inicia-se às 9h30, com a distribuição do kit vindimas (chapéu, t-shirt e tesoura). A meio da manhã é oferecida aos participantes a tradicional “bucha”, degustada ao ar livre, enquanto apreciam a beleza da parcela Touriga Nacional, distinguida por diversas vezes. Para recuperar energias e proporcionar os melhores sabores dos produtos endógenos produzidos na quinta e na região, é servido um almoço regional buffet com apresentação dos premiados vinhos do Dão Casa da Ínsua.

Um dos momentos auge deste programa decorre durante a tarde com a tradicional pisa, onde os participantes são convidados a arregaçar as calças e a sentir a emoção de pisar os cachos no lagar centenário. Segue-se uma visita à adega e ao processo de vinificação na sua totalidade, com uma visita guiada que passa pela zona de fermentação, área de engarrafamento, até ao repouso dos vinhos nas cubas e barricas de uma das mais antigas adegas da região do Dão.

A par da experiência vínica, os “vindimadores” dispõem de um programa de alojamento para uma ou duas noites, a partir de 275 euros ou 424 euros por casal, em quarto duplo, respetivamente, beneficiando ainda de um desconto de 20% na compra de vinhos colheita, na loja física, ou na loja online e da oferta de entrada para o Núcleo Museológico que conta a história da Casa da Ínsua e do seu fundador, Luís de Albuquerque.

O programa das vindimas também está disponível sem alojamento, a partir de 70 euros por pessoa.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*