Descubra os segredos do Porto em apenas três dias

Sente que precisa de fazer uma escapadela mas não sabe onde? Só precisa de 3 dias para descobrir todos os encantos da capital nortenha de Portugal, e a momondo mostra-lhe como.

Dia 1: Vinho do Porto, mariscadas e principais pontos turísticos

Antes de começar a explorar a cidade, perca uns minutos e tome o pequeno almoço na Leitaria da Quinta do Paço, uma pastelaria tradicional conhecida pelos seus éclairs artesanais e famosos doces com sabor a limão, caramelo ou Nutella ou, para corajosos, vinho do Porto ou maçã.

Com as energias carregadas, comece pela estação de São Bento, conhecida como uma das estações de comboios mais bonitas do mundo. Aqui poderá encontrar azulejos pintados à mão que retratam as batalhas mais importantes da história de Portugal, bem como a evolução dos transportes pelo país. Continue até à Catedral e depois dirija-se pelo Palácio da Bolsa até chegar à tão famosa zona ribeirinha, o local perfeito para apanhar sol e descansar numa esplanada.

Se já recuperou da caminhada anterior, passe a ponte D. Luís I a pé – sim, para apreciar melhor a vista – e deixe-se abraçar por Gaia. Famosa por ser a casa das caves do vinho do Porto, certamente não lhe faltarão sítios para fazer degustações.

Opte por jantar em Matosinhos, onde ao longo da Rua Heróis de França encontrará marisqueiras ao ar livre que lhe abrirão o apetite com o aroma salgado e esfumaçado de peixe grelhado fresco. A Esplanada Marisqueira ou A Marisqueira de Matosinhos certamente não irão dececionar.

Dia 2: Mercado do Bolhão, galerias de arte e vida noturna

Comece o segundo dia com uma visita ao Mercado do Bolhão, um mercado histórico que vende desde fruta fresca a arranjos florais, e depois passeie pela Rua Santa Catarina, uma famosa rua de compras que o levará até ao Café Majestic. Na hora do almoço siga para o Café Santiago para provar uma das melhores francesinhas do Porto. Para queimar as calorias, caminhe até à Torre dos Clérigos onde, por cerca de 5€, poderá comprar um bilhete que lhe permitirá visitar o museu e subir até ao topo da torre, onde pode vislumbrar todo o Porto e arredores.

Um pouco mais à frente encontrará a famosa Livraria Lello, uma das livrarias mais ornamentadas do mundo. Diz-se que os seus tetos de madeira esculpida, telhado de vitrais e escadaria vermelha opulenta serviram de inspiração para J.K. Rowling criar Hogwarts.

Ao longo da Rua Miguel Bombarda encontrará dezenas de galerias de arte como a Ó! Galleria ou a Ap’arte Gallery. Para o jantar, opte por uma refeição de cinco estrelas no Euskalduna Studio e depois vá beber um copo à Casa do Livro, uma antiga livraria transformada num bar ostentoso com cocktails deliciosos, DJs ao vivo e sessões regulares de jazz, ou à Base, um bar ao ar livre no topo de um centro comercial.

Dia 3: Brunch, jardins e música

Para o seu último dia mime-se com um brunch no Zenith Brunch & Cocktails Bar, um café moderno – ou bar, dependendo do seu desejo de pequeno almoço – que serve ovos, torradas, granola caseira e sumos naturais frescos. Depois do pequeno-almoço caminhe até aos Jardins do Palácio de Cristal e dê uma volta junto das rosas e pavões. Estes jardins são de entrada livre e merecem o seu tempo – nem que seja, apenas, pelas vistas panorâmicas do Porto.

Depois de uma caminhada de 15 minutos chegará à Casa da Música, uma sala de concertos assimétrica desenhada pelo arquiteto contemporâneo Rem Koolhaas, sendo hoje um dos edifícios mais reconhecidos do Porto.

Antes de abandonar este destino, não deixe de desfrutar de um almoço tardio no Capa Negra II.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*