Cinco tendências que vão revolucionar a fidelização hoteleira

O Wanup, o clube de fidelização hoteleira, tem estado a trabalhar com vista a detetar os principais fatores que estão a transformar os clubes de fidelização hoteleira na Europa:

Personalização
A quantidade de dados que o hoteleiro dispõe é cada vez maior, ao ponto de ser possível personalizar cada passo do user journey. Graças a esta informação, o hoteleiro pode conhecer melhor o seu hóspede e proporcionar uma estadia à sua medida para que este se sinta único.

Transparência
Pontos, números de membro, cartões na carteira…Ser sócio de um clube de fidelização parece complicado e, na realidade, mais de 20% dos europeus diz que não seria membro de um programa de fidelização hoteleira se não obtivesse em troca recompensas que são do seu interesse (Oracle Hospitality, 2017). Além disso, é imporante ter em conta que os programas estão em constante mudança, acrescentando ou retirando vantagens ou até mesmo, complicando a forma de ganhar pontos.

Digital
Poder ter o programa de fidelização no smartphone torna tudo mais fácil tanto para o hóspede como para a empresa, e ainda permite ao hoteleiro utilizar os dados para trabalhar nas necessidades do hóspede de uma maneira mais eficaz. As aplicações dos programas de fidelidade permitem, por exemplo, o envio de notificações para avisar de ao hóspede quando estiver a chegar ao hotel ou até mesmo atualizar o seu perfil em qualquer altura. Para além disso, algumas marcas estão a apostar nos emojis personalizados para conversar com os seus membros durante a sua estadia. Uma tendência à medida de um público-alvo millennial.

Hóteis Boutique
Atributos como o design, a autenticidade ou a experiência no hotel têm cada vez mais valor para os millenials, e por isso os hóteis boutique tornar-se-ão nos mais procurados por este público. Os millennials tendem a relacionar-se com as marcas a um nível emocional e partilhar as suas experiências nas redes socias, fatores que encaixam na perfeição com a exclusividade dos hóteis boutique.

A nova geração de viajantes frequentes
Os programas de fidelização estão a evoluir para responder às novas necessidades desta nova geração, mais digitais e exigentes. A personalização e as experiências únicas serão cada vez mais importantes para os viajantes e consequentemente irão converter-se em fatores de decisão no momento da reserva.

 

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